[if lt IE 9]> [endif]

Inteligência artificial usados para ganhos competitivos.



A Inteligência artificial (AI ou IA) foi, por muito tempo, acreditada como a nova moda tecnológica, porém é vista como uma tecnologia inovadora e moderna e ainda um investimento desnecessário do ponto de vista dos negócios. A AI surge como chave para estratégias de negócios em todos os negócios. Em um recente relatório, a Forrester já reporta um aumento nos investimentos em AI de mais de 300%.

No Brasil, a tecnologia era tida como atrasado em muitos aspectos, porém inteligência artificial já começa a ganhar áreas próprias dentro das organizações, com o foco de sempre redução de custos e aumento de produtividade e assim vêm alavancando o uso de soluções que envolvem robôs capazes de conversar com os clientes e de sistemas que analisam milhares de dados em poucos segundos. O volume de recursos destinado a esse segmento no país vai aumentar mais de cinco vezes em 2018 em relação ao ano passado, dados ainda da Forrester.

OK, mas em que posso utilizar esta tecnologia pode trazer ao meu negócio? É isso que muitos CEOs devem se perguntar ou iniciar os estudos, pois muitas empresas já aproveitam seus dados para melhorar a eficiência e a produtividade, mas a inteligência artificial, vem como a automatização de análise de dados com uma velocidade absurdamente rápida, às vezes, em tempo real, proporcionando mudanças mais rápidas das organizações.

Recursos Humanos usando a Inteligência Artificial

O RH é para mim como uma das áreas que pode tirar mais vantagem do uso da inteligência artificial, pois se antes as áreas tinham que contratar empresas somente para analisar e fazer a triagem de profissionais para determinadas áreas, hoje a AI faz isso com maestria, pois podem classificar muito mais rapidamente milhares de candidatos à vaga, não por simplesmente por filtros, mas simplesmente por análises de competências, vinculado a análise comportamental do candidato e assim muitas etapas podem ser agilizadas.

Ainda a área de treinamentos pode agilizar o processo de aperfeiçoamento do colaborador e ainda proteger a companhia à exposição de riscos do funcionário analisando atitudes do funcionário por meio de visão computacional.

Inteligência artificial como vantagem competitiva

A vantagem competitiva é provavelmente o maior benefício que a inteligência artificial traz para as empresas e porquê?

A indústria automotiva, por exemplo, que antes investia em eficiência enérgica em combustíveis e segurança, hoje tem que reaprender quase tudo, pois veem como vantagem e futuro dos seus negócios usar inteligência artificial focada em desenvolver tecnologia de veículos autônomos e modos de condução para realizar redução de uso de energia pelas baterias.

Gostei muito da frase que uma grande metalúrgica usa para definir a IA, como “fábrica do pensamento”, que habilita as máquinas alimentadas por IA a autodiagnosticar falhas, desencadear o pedido de peças de reposição e de manutenção.

O ponto principal aqui é que, hoje, as empresas já estão enxergando valor no investimento em inteligência artificial. E aquelas que hesitarem a abraçar essa tendência correm o risco de nunca se recuperarem. Uma recente pesquisa revelou que IA é uma prioridade de longo prazo, com 76% dos entrevistados concordando que essa tecnologia é “fundamental para o sucesso da estratégia de sua organização”.

A inteligência artificial não é, portanto, a tecnologia do amanhã, pois já impacta na maneira como as empresas operam. A IA permite que as organizações tenham acesso a dados históricos em tempo real e tomem as melhores decisões em relação ao gerenciamento da força de trabalho, às estratégias de marketing, retenção de clientes, entre outras possibilidades, o que as torna mais aptas a atuarem nesse mundo cada vez mais complexo e competitivo

Anderson Rodrigues, por resenha do MIT Digital Community e texto adaptado de Oscar Salazar.

Conheça o nosso trabalho com a Inteligêcia Artificial. Solicite uma visita